Diversidade Cultural Brasileira

Memorial da América Latina – “Pavilhão da Criatividade”

O Pavilhão da Criatividade, menina dos olhos do projeto que o antropólogo, etnólogo e educador Darcy Ribeiro desenvolveu para dar o conteúdo cultural ao conjunto arquitetônico de Niemeyer.

O acervo permanente de cerca de 4 mil peças de arte popular do Brasil, México, Peru, Equador, Guatemala, Bolívia, Paraguai, Chile e Uruguai é composto por trajes típicos, máscaras, estandartes, instrumentos musicais, objetos de adorno e de uso cotidiano, brinquedos, adereços religiosos e profanos, obras em argila, madeira, esculturas em ferro, fibras, entre muitas outras peças, coletadas em viagens do casal de fotógrafos Jacques e Maureen Bisilliat.

O lugar exala conhecimento e desperta curiosidade da garotada, que tem especial atração pela maquete subterrânea com o mapa, em alto relevo, da América Latina. A obra, recoberta por vidro transparente e à prova de impacto, é dos artistas Gepp e Maia, especialistas em desenho minimalista. Eles recriaram os principais pontos geográficos e históricos da região, e produziram um autêntico passeio pela arte
e cultura dos povos antigos.

Os alunos visitarão um dos maiores acervos da cultura brasileira, onde irão desfrutar de atividades lúdicas, de maneira a apreender a sua observação, curiosidade e interesse, aos temas relacionados ao estudo proposto pela escola. De maneira divertida e instrutiva.

Imersão ao tema – “Repórter Giramundo”

Após o almoço os alunos serão encaminhados em conjunto com os professores as atividades lúdicos pedagógicas no Mercadão.

A atividade consiste em um passeio com os alunos e professores separados em grupos, onde seguirão explorando os diversos gêneros alimentícios vendidos no piso térreo do local.

De forma a obterem informações a respeito da origem dos produtos (frutas, legumes, etc.), curiosidades a respeito dos alimentos, pratos típicos a respeito dos produtos pesquisados, etc. Assim as informações coletadas serão utilizadas no retorno a escola, e serão de maneira animada e descontraída, apresentadas pelos alunos.

Enviar mensagem
Estamos on line!