Nossa vivência se inicia na vila de Paranapiacaba, Localizada a 48 KM da capital paulista, é um destino certo para quem gosta do duo de história e contato com a natureza. A região, pertencente ao município de Santo André, é uma vila de arquitetura inglesa, que testemunhou a importante fase de expansão das ferrovias no Brasil. Neste roteiro estão inclusos: o Museu Funicular, passagem pelos principais Pontos Históricos de Paranapiacaba, Almoço e visita à Trilha Interpretativa.
No decorrer da atividade, são abordados, de forma lúdica e curiosa, temas como História, Geografia, Biologia, Física, Educação Ambiental, fauna e flora, etc. Mas, fiquem tranquilos, por se tratar de Passeio Cultural, e não Educacional/Pedagógico, ninguém será sobrecarregado de informações!
Sempre procuramos adequar o passeio ao interesse do grupo.
A trilha sugerida é a Trilha do Olho d’Água, que faz parte de um antigo complexo de abastecimento de água, construído no século XIX, para abastecer principalmente as Máquinas à Vapor, está ativo até hoje e abastece as residências e comércios de Paranapiacaba.
Essa trilha compreende caminhada em ambiente natural, de águas límpidas e uma cascata artificial muito peculiar.
Nível de Dificuldade Leve.
Despois de um dia bem ativo o corpo precisa de descanso, mas o aprendizado continua, geralmente passamos a noite no Hotel Chácara do Mosteiro Localizado em São Vicente. Ampla área verde promove encontros com tucanos, tiê sangues e muitas outras aves. ( Sujeito a mudança de acordo com a vontade do contratante ).
Ao amanhecer partimos em direção de uma das cidades mais antigas do Brasil, Cidade de Santos!
Tem o maior jardim de orla de praia do mundo. O Aquário Municipal, em um levantamento feito pelo Departamento de Pesquisa e Planejamento da Secretaria de Estado de Esporte e Turismo, é o segundo parque que mais recebe visitantes no Estado de São Paulo, perdendo somente para o Zoológico, localizado na Capital. E ainda para quem ama Futebol tem o museu em homenagem ao maior de todos, Pelé!
A Linha Turística do Bonde (no Centro Histórico), tem como vedete um veículo da década de 20, restaurado em suas características originais. O itinerário destaca a variedade arquitetônica da Cidade, desde o contemporâneo até o barroco, passando por igrejas coloniais e por casarões coloridos, antigas residências transformadas em pontos comerciais.
Os alunos ainda vão conhecer O Monte Serrat é parte importante da história santista, pois servia de abrigo à população quando a então vila era invadida por piratas. Em um desses ataques, em 1614, os invasores acabaram soterrados e o milagre, atribuído a Nossa Senhora, tornou-a padroeira da cidade em 1955.
Vamos conhecer também O Museu do Café, inaugurado em 1998, nasceu com o objetivo de preservar e divulgar a história do café no Brasil. Por meio de objetos e documentos desse importante acervo, o visitante aprende que a evolução da cafeicultura está intimamente ligada ao desenvolvimento político e econômico de São Paulo e do país.